Encontro decorre até amanhã em Luanda

Presidentes dos parlamentos da CPLP analisam mobilidade

Presidentes dos parlamentos da CPLP analisam mobilidade
DR

Os presidentes dos parlamentos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estão hoje reunidos, em Luanda, para, entre outros assuntos, analisarem o projecto de mobilidade no espaço lusófono.

A 9.ª Assembleia Parlamentar (AP) da CPLP foi aberta pelo chefe de Estado, João Lourenço, e, durante o acto, estão previstas intervenções do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, do secretário executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Teles, e do presidente da AP-CPLP e da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Pedro dos Santos. 

Os parlamentares da CPLP vão ainda analisar a proposta de criação da instância de concertação de jovens parlamentares da comunidade lusófona e alteração do Estatuto da AP-CPLP, no sentido da criação do secretariado permanente da organização, e os mecanismos de financiamentos do seu funcionamento.

A aprovação da proposta de orçamento de funcionamento do secretariado permanente da AP-CPLP e informações sobre os processos eleitorais nos Estados-membros da CPLP constam também da agenda dos parlamentos.

No encontro, que termina amanhã, os parlamentares vão debater vários temas, com destaque para o papel da administração parlamentar na implementação das resoluções do Parlamento do Mercosul, a ser proferido por um representante do Congresso Nacional do Brasil.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS