LIVROS SERIAM DESTINADOS AO ENSINO PRIMÁRIO

Apreendidos mais de quatro mil manuais escolares

Quatro mil e 68 manuais escolares  do ensino primário destinados a distribuição gratuita às escolas públicas e comparticipadas, no presente ano lectivo, foram apreendidos, esta quarta-feira, nos mercados informais, no município do Cazenga, em Luanda.

Apreendidos  mais de quatro mil manuais escolares
D.R.

 

Os manuais escolares da iniciação à 6.ª classe, colocados no mercado paralelo, foram apreendidos durante uma mega-operação realizada nos mercados do Asa Branca, Panga Panga, Kwanzas e Hoji Ya Henda, numa acção conjunta entre as direcções da Educação, Inspecção das Actividades Económicas do Cazenga e Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Falando à ANGOP,

O director da  Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar  (Aniesa) no Cazenga, Francisco Soares, avançou que a operação teve início terça-feira e incide-se sobre a identificação, recolha e responsabilização criminal dos culpados, sem prazo determinado para o seu término.

A Aniesa, prosseguiu, vai  acompanhar igualmente a situação de venda de livros escolares destinados a distribuição gratuita e outros comercializados por estabelecimentos não autorizados ou com preços especulativos, uma vez que o valor de venda está fixado numa tabela.

Os manuais escolares estão a ser comercializados, custando um livro 300 kwanzas (iniciação a 5.ª classe), enquanto o kit de manuais da 6.ª classe custa três mil kwanzas.

Fonte da direcção municipal da educação avançou, à Angop, que no início do ano lectivo 2022/2023 estavam disponíveis mais de um milhão de manuais escolares nas mais variadas classes e disciplinas, metade dos quais já distribuídos de forma gratuita aos alunos.