ACUSAM MESCTI DE INCUMPRIMENTO

Professores universitários recusam-se a dar aulas

Os professores das instituições do ensino superior públicas não vão leccionar, por tempo indeterminado.

Professores universitários recusam-se a dar aulas
D.R.

 

Em causa, segundo o secretário-geral dos Sindicato dos Professores do Ensino Superior (Sinpes), o incumprimento dos acordos por parte do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (Mescti).

Em declarações ao Nova Gazeta, Peres Alberto reitera que a paralisação é uma consequência a antigas reivindicações que a entidade empregadora parece não demonstrar interesse em resolver.

Entre as exigências está, entre outras, a necessidade da melhoria salarial, seguro de saúde, infra-estruturas para as instituições do ensino superior, formação contínua dos professores e trabalhadores não docentes e melhores condições de trabalho, pagamento da dívida e fundos de investigação científica e publicações, além da reposição dos subsídios de diuturnidade e a redução do Imposto de Rendimento do Trabalho (IRT).

Em greve desde Novembro, o Sinpes lamenta que, passados dois meses da assinatura do memorando de entendimento, nada tenha sido feito. Por isso, reforça que “não há data para o fim da paralisação”.

Peres Alberto, mais uma vez, culpa o Governo pelo atraso das aulas devido à paralisação e pede a intervenção “urgente” do Presidente da República.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS