Em 2019

Luanda vai ser capital mundial da paz e da amizade

Em 2019, Luanda vai tornar-se, a capital mundial da paz e da amizade entre os povos dos cinco continentes e a diáspora, garantiu em Lisboa, Portugal, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

Luanda vai ser capital mundial da paz e da amizade
DR
Carolina Cerqueira, ministra da Cultura

A convite da directora-geral da Unesco, Andrew Azulay, durante a visita do Presidente João Lourenço à sede da instituição, em Julho deste ano, Luanda vai tornar-se, em 2019, a capital mundial da paz e da amizade entre os povos dos cinco continentes e a diáspora, revelou ontem, 25, em Lisboa, Portugal, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

A informação foi avançada durante um encontro de confraternização que a ministra teve com artistas e representantes da comunidade angolana em Portugal, no âmbito da Semana Cultural de Angola em Portugal.

Segundo a governante, João Lourenço, aceitou o convite “de imediato” e garantiu todo o apoio para o sucesso do evento.

“A escolha de Angola comprova o respeito e credibilidade que o nosso país goza a nível internacional na defesa da paz, da amizade e fraternidade entre os povos, assente numa base de diálogo, de mutualismo e de concertação”, sublinhou Carolina Cerqueira.

Carolina Cerqueira apelou aos membros da diáspora para “continuarem a dignificar” Angola nos actos e iniciativas que contribuam para “reafirmar a grandeza da alma e identidade angolanas, através de modelos de resiliência, generosidade e determinação, qualidades que os caracterizam”.

A semana cultural em Portugal, em saudação à visita do Presidente, contou com várias manifestações culturais como moda, gastronomia, música, pintura, dança, artes plásticas e literatura, que contaram, entre outros, com a participação de artistas como Waldemar Bastos, Té Macedo, Nadir Tati, Etona, Edy Tussa, Maria Borges, Rose Palhares e Guilherme Guizefe.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS