Marcadas para 23 deste mês

Tribunal suspende eleições na UNAC-SA

O Tribunal Provincial de Luanda determinou, esta quarta-feira, a suspensão do acto eleitoral na União Nacional dos Artistas e Compositores- Sociedade de Autores (UNAC-SA), atendendo a um recurso interposto pela lista B, liderada pelo guitarrista Belmiro Carlos, a 28 de Outubro último.

Tribunal suspende eleições na UNAC-SA
D.R
Está é a terceira vez que o tribunal suspende as eleições

Com essa medida judicial, o pleito naquela associação, inicialmente remarcado para 23 de Novembro, fica adiado ‘sine die’.

Esta é a quarta vez, desde 2017, que o acto eleitoral é adiado devido as reclamações sobre a falta de lisura,  de transparência, imparcialidade e seriedade do processo, imputadas à Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

Os integrantes da lista B acusam a CEN de praticar actos que ferem o processo, entre os quais a exclusão de artistas sem consultar previamente as Comissões Eleitorais Locais, pendurando-se em elementos novos (não mencionados) que não constam do instrutivo criado, em 2017, pela CEN.

O normativo insta todos os membros da UNAC-SA a regularizar as suas quotas, para participar no processo eleitoral.

Na sua reclamação, a lista B considera não serem reais os números da população votante apresentados nos cadernos eleitorais das localidades em causa, reafirmando que Cabinda conta com 134 eleitores em condição de votar contra os 107 aprovados pela CEN, Malanje com 234 (ao contrário dos 42 anunciados), Benguela com 264 (em oposição aos 134 incluídos nas listas) e que no Huambo devem votar 591 eleitores contra os 107 registados nos cadernos eleitorais.

O líder da lista B, Belmiro Carlos, lamentou, à ANGOP, esta quarta-feira, o facto de ter de continuar à procurar nos tribunais a  solução de um problema tão elementar, básico e incontornável para qualquer processo eleitoral que se quer transparente e imparcial e pede, aos associados, calma e confiança pois não se poupará para  pôr em marcha todas as soluções  e mecanismos disponíveis na defesa dos interesses de todos os membros.

Concorrerem ao pleito o músico Zeca Moreno, na liderança da lista A, e o guitarrista Belmiro Carlos, como líder da lista B.

A UNAC-SA é uma associação sociocultural e profissional, proclamada há 29 anos, que congrega compositores, músicos, actores cénicos, coreógrafos e bailarinos.

A organização, com mais de seis mil membros, tem por finalidade a dinamização da dança, teatro e música, assim como a luta pela inserção profissional e consequentemente a afirmação social dos seus associados.

 

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS