Guilherme Silva é o único candidato

Sinprof reunido para eleger novo presidente

O Sindicato Nacional dos Professores (Sinprof) realiza hoje, em Luanda, o 5.º Congresso Ordinário sob o lema 'Por um ensino de qualidade em defesa do tempo de serviço', para, de entre outros, eleger o novo presidente.

| NOVA GAZETA
Sinprof reunido para eleger novo presidente
NOVA GAZETA
Guilherme Silva, presidente cessante do Sinprof

Um dos caminhos para o alcance da qualidade do ensino é o fim da monodocência na 5.ª e 6.ª classes.

Em declarações ao NG, o presidente cessante, e que concorre, sozinho, à própria sucessão, defendeu a necessidade de continuar a lutar para um ensino melhor, a criação de melhores condições de trabalho para os professores, com vista a uma "vida mais digna".

Para Guilherme Silva, um dos caminhos para o alcance da qualidade do ensino é o fim da monodocência na 5.ª e 6.ª classes, acrescentando que, de outro modo, Angola terá muitas dificuldades para melhorar, a médio-prazo, a qualidade do ensino e aprendizagem.

Na monodocência, medida implementada em 2011, no quadro da Reforma Educativa, as aulas são dadas por um único professor em todas as disciplinas da 1.ª à 6.ª classe, com destaque para as duas últimas classes, em que há nove cadeiras.

No congresso, em que se prepara o caderno reivindicativo, está a ser analisada a valorização por tempo de serviço, a transição automática, o excesso de alunos por salas, subsídio de isolamento, bem como a mudança de paradigma na nomeação dos gestores escolares.

Guilherme Silva receia mesmo que possa não haver êxito na revisão curricular em curso, por não se terem levado em conta todos os intervenientes nem se ter em consideração questões ligadas à monodocência e à transição automática dos alunos.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS