Do pré-escolar ao secundário

As aulas terminam a 30 de Junho

O Calendário Nacional Escolar reajustado, para o ano lectivo 2020/2021, conta com uma adenda aprovada na quarta-feira, 12 de Maio, pelo Ministério da Educação (MED). Com novas medidas, o actual calendário escolar que vale para a educação pré-escolar, ensino primário e ensino secundário, termina no dia 30 de Junho.

As aulas terminam a 30 de Junho
D.R.

O MED justifica a decisão com o aumento de casos da covid-19. Segundo o secretário de Estado para o ensino pré-escolar e geral,  Pacheco Francisco, a antecipação do fim do presente ano lectivo é a única alternativa adoptada pelo Governo para se evitar a anulação das acttividades.

Quem aplaude a iniciativa é o Sindicato Nacional dos Professores.

Para o secretário-geral do Sinprof, Admar Ginguma, trata-se da medida mais acertada para evitar a disseminação da covid-19 nas famílias.

Para o sindicalista, a antecipação do término das aulas "não vai colocar em causa a aprendizagem de um ano lectivo atípico".

Quanto às propinas nos colégios, a Associação Nacional de Ensino Particular (Anep) descarta a mensalidade completa nas classes de transição. 

O presidente da Anep, António Pacavira, avança que o modelo de cobrança, com esta alteração, vai depender da decisão dos associados, na reunião da próxima segunda-feira.

 

As aulas presenciais no ensino pré-escolar recomeçaram a 15 de Março, depois de terem sido interrmpidas em Março do ano passado, quando foram identificados os primeiros casos da covid-19 em Angola. 

 

No âmbito deste cronograma, elaborado pelo Governo, as aulas recomeçaram a 05 de Outubro, nas classes de transição (6.ª, 9.ª, 12.ª e 13.ª classes).

No ensino primário e I ciclo, as aulas têm a duração de 02h30, ao passo que no II ciclo do ensino secundário é de  03h30.

Dados disponíveis indicam que em Angola, no presente ano lectivo, estão matriculados, no ensino geral, mais de 10 milhões de estudantes, 3.120.000 dos quais entraram pela primeira vez no sistema de ensino e aprendizagem.

No início do ano lectivo 2020, foram disponibilizadas 39.844 salas para o pré-escolar e ensino primário.

Para o ensino secundário geral, foram disponibilizadas 16.069 salas de aula para o I ciclo e 11.865 salas de aula para o II ciclo.

Nos três níveis de ensino, existem 167.032 salas de aula, permitindo o ingresso de mais de 3.120.000 novos alunos, acrescendo o número total 13.700.000 alunos matriculados no presente ano lectivo.

O ensino privado conta com duas mil instituições (primário, I e II ciclos do ensino secundário), dos quais 666 em Luanda. Estes contam com um milhão e 500 alunos matriculados.

O Sistema Nacional de Ensino conta com 210.674 mil professores.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS