Futebol para amputados

Selecção prepara-se para o CAN

Vinte e seis atletas iniciaram, este fim-de-semana, em Benguela, a preparação visando a disputa do Campeonato Africano de Futebol (Can) para amputados, a decorrer de 1 a 12 de Outubro, em Benguela.

Selecção prepara-se para o CAN
Santos Samuesseca
Selecção angolana de futebol para amputados

Sob o comando do técnico Augusto Baptista ‘Cheto’ e coadjuvado por Hélder Gomes e Luís Manuel, o grupo de trabalho prioriza a recuperação física em duas sessões diárias, em campos de relva sintética.

O técnico não mexeu na estrutura base que venceu campeonato do mundo do México do ano passado. Para o Can de Benguela, foram convocados Ambrósio Chilala, Manico Basílio, Rafael Lundumba, Rocha Manuel e Hilário Kufula (Benguela); Heno Guilherme, Francisco Amaro, Jesus Mateus, Jesus Alexandre, Catarino Carvalho, Manuel Kilalo, Sandro do Rosário (Luanda); Celestino Elias, Laurindo Lucamba, José Candeeiro, Sebastião Cacumba, João Chiquete e Wilson Carruagem (Huambo); Sabino António, Neves Sonhi, Moises Cezar, Augusto Lilito (Moxico); Oliveira Ambriz, Veríssimo Ambriz (Malanje); Alberto Adelino e Edgar Domingos (Funda).

Angola nunca venceu a competição. Ficou em terceiro lugar nas edições da Libéria em 2009 e do Gana, 2011, a selecção nacional obteve a segunda posição no Quénia, em 2013, ao perder, na final, diante da Libéria, por 1-2.

Além de Angola, participam na prova a Libéria, Gana, Serra Leoa, Nigéria, Quénia e o Níger, habitualmente presentes nas competições a nível do continente.

A organização tem um orçamento estimado em 100 milhões de kwanzas.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS