Para 2021

Jogos Olímpicos e Paralímpicos adiados

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos previstos para Agosto e Setembro deste ano, em Tóquio (Japão), foram adiados para 2021 devido a propagação do coronavírus (Covid - 19) por todo o mundo.

Jogos Olímpicos e Paralímpicos adiados
D.R

A decisão foi anunciada terça-feira pelo governo japonês após reunião com membros do Comité Olímpico Internacional (COI) e do Comité Paralímpico Internacional (IPC – sigla em inglês).

Ficou acordado que os dois eventos terão de acontecer até ao Verão de 2021, mantendo-se a designação ‘Tóquio 2020’. A chama olímpica (depois passaria para chama paralímpica) vai continuar a arder em território japonês até a concretização dos eventos.

Os Jogos Olímpicos já tinham sido adiados por três vezes por conflito militar, sendo que agora o motivo é uma pandemia devido à expansão global do novo coronavírus.

Berlim deveria ter recebido os jogos em 1916, mas estes foram cancelados por causa da 1.ª Guerra Mundial - a cidade alemã acabaria por ser a sede em 1936.

Tóquio deveria ter acolhido os Jogos de Verão em 1940, mas o Japão abdicou ainda antes do início da 2.ª Guerra Mundial – seria depois atribuído a Helsínquia, mas sem se concretizar.

 A edição de 1944 estava agendada para Londres, sendo a capital inglesa a sede dos primeiros jogos no pós-guerra, em 1948. Helsínquia recebeu a prova de 1952 e Tóquio a de 1964.

Prejuízos

Adiar uma competição com a dimensão dos Jogos Olímpicos tem inevitáveis custos associados. Estima-se que o Japão já tenha investido cerca de 11 mil milhões de euros desde que ganhou a votação em 2013 a Istambul e Madrid, mas há quem coloque esse investimento final acima dos 23 mil milhões.

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS