Implementação vai obedecer o período 2018-2025

Segundo ciclo do ensino geral pode ter novas disciplinas

As disciplinas de pedagogia, psicologia e teoria de desenvolvimento curricular poderão ser incluídas nos currículos do II ciclo do ensino geral no país, de acordo com os dados do inquérito nacional sobre adequação curricular em Angola (INACUA).

Segundo ciclo do ensino geral pode ter novas disciplinas
D.R

Esta previsão consta dos indicadores da preparação no ensino secundário do aluno para o ensino superior pedagógico constante do inquérito nacional sobre adequação curricular em Angola (INACUA).

Segundo os referidos indicadores, algumas disciplinas como expressão musical, motora, manual e plástica, empreendedorismo e teoria prática de desenho deixarão de existir no plano curricular do pré-escolar, ensino primário, no I ciclo, no II ciclo e na formação de professores.

O Ministério da Educação (MED), por intermédio do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE), apresentou hoje os resultados do inquérito nacional sobre adequação curricular em Angola (INACUA) aos agentes da educação no Bengo para, em dois dias, discutir e recolher contribuições, com vista o melhoramento do documento.

Em declarações à imprensa, a chefe do Departamento do Ensino Pré-escolar e primário do INIDE, Milagre de Freitas, disse que depois de trabalhar nos planos curriculares outros passos serão dados, nomeadamente nos programas, nos materiais didácticos, cadernos de actividades e guias para depois a sua implementação e experimentação que vai de 2021-2025.

Por seu turno, o director do Gabinete Provincial da Educação, António Quino, referiu que o MED e a sociedade angolana estão apostados na melhoria da qualidade do ensino.

“O melhor caminho é sempre com o envolvimento da própria sociedade dialogar com diferentes actores sociais”, disse.

Segundo António Quino, um dos caminhos definidos pelo Executivo é o programa de adequação curricular (PAC), cuja etapa de implementação obedecerá o período 2018-2025.

O INACUA visa a socialização e discussão das propostas de novos planos de estudos da educação pré-escolar, ensino primário, ensino de adultos, ensino secundário geral e pedagógico.

O processo, iniciado em Dezembro de 2018, contou com o envolvimento de 20 investigadores do INIDE, 90 aplicadores locais e abrangeu vários extractos sociais, com destaque para professores, alunos, gestores e encarregados, autoridades tradicionais, políticos entre outros.

 

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