Instituição foi inaugurada em 1957

Requalificação do Museu do Huambo orçada em mais de 21 milhões AKZ

Vinte e um milhões de kwanzas é o valor que está ser investido, desde o princípio de Novembro, pelas autoridades do Huambo na requalificação do Museu local, com objectivo de melhorar a estrutura arquitectónica do imóvel e, ao mesmo tempo, proporcionar melhor acomodação aos funcionários e utentes.

Requalificação do Museu do Huambo orçada em mais de 21 milhões AKZ
D.R
Jeremias Piedade, director do gabinete local da Cultura

O facto foi avançado hoje, terça-feira, à Angop, pelo director do Gabinete local da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Jeremias Piedade dos Anjos Nambongue Chissanga, referindo que as obras consistem na reestruturação das paredes e do piso, além da melhoria do sistema eléctrico, colocação de um novo tecto falso e outros trabalhos.

O responsável explicou que, no aspecto físico exterior, as obras não abrangem a retirada das janelas, portas e outros elementos com vista a preservação da imagem arquitectónica da infra-estrutura.

Adiantou que a luta que se segue tem a ver com a transformação do âmbito do Museu Etnográfico, de local para regional, tal como foi concebido, em 1956, pelas autoridades coloniais portuguesas.

O Museu do Huambo possui, actualmente, 996 objectos de esculturas diversas, desde a caça, pesca, fundição de ferro que representam os usos e costumes da região e mil e 413 fotografias, que retratam a arquitectura civil, militar, religiosas e funerária, desde a fundação da cidade do Huambo em 1912 até 1974.
Localizado no interior desta cidade, o Museu projectado em 1946, foi inaugurado a 11 de Agosto de 1957.

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS