Em Malanje, Kwanza-Sul e Kwanza-Sul

PDAC prevê financiar empresários agrícolas

O Projecto para Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC) vai desembolsar 47 mil dólares norte-americanos a cada empresário agrícola de Malanje, no âmbito de um financiamento emergencial que visa aliviar o impacto da covid-19 nas empresas do sector agro-pecuário.

PDAC prevê financiar empresários agrícolas
D.R

A ser implementado a partir de 2021, o projecto agrícola vai abranger apenas os agricultores dos municípios de Malanje e Cacuso.

A iniciativa vai privilegiar a revitalização de pequenas e médias empresas e cooperativas voltadas à produção de milho, soja, feijão, café, ovos e frangos, sem no entanto descartar outras culturas, mediante prévia avaliação.

Segundo o coordenador do PDAC em Malanje, Pedro Canga, que falava hoje à Angop, o número de empresas a serem contempladas dependerá do nível de adesão e do cumprimento dos requisitos exigidos, nomeadamente o histórico de produção de um mínimo de três anos, legalização da área de produção, contabilidade organizada, entre outros.

As inscrições para adesão ao crédito arrancaram em Setembro e vão até Dezembro próximo.

A par deste programa, o PDAC vai ainda disponibilizar até 2 milhões de dólares norte-americanos por cada pequena e média empresa, com vista a apoiar as despesas e investimentos relacionados às medidas de saúde para adaptação à covid-19, ao passo que as cooperativas vão beneficiar de um milhões de dólares norte-americanos.

Coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pescas, o Projecto para Desenvolvimento da Agricultura Comercial está a ser executado em Malanje, Kwanza-Sul e Kwanza-Norte.

Outros artigos do autor