DE FRANÇA

Diplomata defende formação contínua dos quadros angolanos

O embaixador da França em Angola, Daniel Vosgien, defende a necessidade de o seu país continuar a investir na formação técnico-profissional dos jovens angolanos, através da rede educativa Liceu EIFFEL (Escola Francesa).

Diplomata defende formação contínua dos quadros angolanos

No final da visita ao Instituto Superior de Tecnologia Agro-Alimentar de Malanje, o diplomata referiu que a formação dos jovens assume um valor estratégico para o desenvolvimento de Angola, a médio e longo prazos.

Segundo o embaixador, a rede educativa EIFFEL está a desenvolver um árduo trabalho de formação, uma vez que vários jovens angolanos saídos dessas escolas continuam os estudos em França, por via de bolsas.

De acordo com o diplomata, o aprimoramento profissional e o desenvolvimento de talentos locais em prol da construção de uma sociedade mais justa e com menos diferenças, têm um impacto directo na cooperação económica entre Angola e França.

Entende que a capacitação profissional e o desenvolvimento de competências de quadros locais são os pilares de sustentabilidade e crescimento harmonioso de qualquer país.

O Instituto Superior conta com 10 salas para 350 estudantes, oito laboratórios e dois pavilhões de transformação de alimentos.

A instituição de ensino superior está vocacionada para formar, numa primeira fase, quadros nacionais nos graus de licenciatura e mestrado. Anteriormente, os interessados nesses cursos e quadros do sector eram formados no exterior.