Terceira fase de formação já arrancou

PAT garante actualização para professor

O Projecto Aprendizagem para Todos (Pat) projecta-se como um veículo de reinvenção constante da figura do professor, proporcionando oportunidades para aprender, afirmou, esta segunda-feira, no Huambo, o chefe do Departamento de Educação, Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação, Abel da Silva.

PAT garante actualização para professor
D.R.

Nesta 3.ª fase, serão ministradas as disciplinas de diferenciação pedagógica 2 e educação especial, abrangendo 18.120 professores em todo o país, sendo 1.341 no Huambo.

O responsável teceu essas considerações na abertura da 3.ª fase de formação contínua de professores do ensino primário nos módulos 5 e 6 sobre diferenciação pedagógicas II e educação especial que decorre em todo o território nacional.

Nesta 3.ª fase, serão ministradas as disciplinas de diferenciação pedagógica 2 e educação especial, abrangendo 18.120 professores em todo o país, sendo 1.341 no Huambo.

De acordo com Abel da Silva, esse processo de aprendizagem é fundamental para que se realize, com êxito e assertividade, o processo de ensino e aprendizagem das novas gerações, tomando em consideração o que as pessoas têm em comum e o que de diferente possuem, para ser utilizado como possibilidade de fazer que todos aprendam.

Para o responsável, o Pat, na sua forma de concepção, assume os desafios constitucionais das nações e Estados modernos, com o compromisso de garantir o acesso à educação universal e de qualidade a todas as pessoas que são a riqueza fundamental e expressão máxima do activo mais importante e decisivo para o desenvolvimento sustentável.

Neste sentido, prosseguiu, o desenvolvimento sustentável é e será sempre resultado de um investimento na educação formal, que não poderá ter sentido se não tiver como ponto de partida o professor, como educador por excelência, visto que para a educação não basta saber, mas é preciso ser.

Para si, este ser professor, necessário, é e será sempre o resultado de um processo de construção constante da sua pessoa, do melhoramento contínuo do seu saber, das suas competências e dos seus valores.

Mais do que qualquer motivação extra, explicou, esta formação vale apenas pela sua intencionalidade em acercar o professor às ferramentas indispensáveis para desempenhar, com mestria, a sua nobre, espinhosa, mas gratificante e respeitosa missão.

Solicitou dos formandos e formadores a partilha de experiências, saberes, conhecimentos e valores respectivos decorrentes da assimilação prévia dos conteúdos consignados a esta área específica da profissão docente, consciente de que o conhecimento só é válido quando partilhado.

Reforçou que ser professor é desafiar-se constantemente e habilitar-se a participar em todos os níveis de expressão pedagógica.

Bengo

Esta terceira fase vai beneficiar 448 professores, com o objectivo de se melhorar os conhecimentos e competências, a gestão das escolas do ensino primário, bem como o processo de avaliação dos alunos.

No Bengo, existem 29 escolas abrangidas pelo Pat, seis supervisores provinciais, seis Centros de Escola da Zona de Influência Pedagógica (Zip). A supervisora nacional do Pat, Adelaide Luís, explicou que o programa vai ajudar a melhorar a qualidade de ensino e a aprendizagem.

Lunda-Sul

Já na Lunda-Sul, 595 professores de 25 escolas seleccionadas, nos quatro municípios, estão a beneficiar da formação.

Na abertura da formação, o administrador para área financeira, Francisco Guerra, enalteceu a iniciativa, apelando aos professores maior atenção nas aulas ministradas, para colocarem em prática todos os conhecimentos, contribuindo, deste modo, para a melhoria da qualidade de ensino.

Avançou que a formação é preponderante por incidir na aplicação das ciências exactas (matemática), língua portuguesa, educação especial, por serem disciplinas onde os alunos encontram mais debilidades.

Malanje

O Pat envolve, nesta fase, 129 formadores de magistérios primários e coordenadores de escolas do I ciclo de ensino secundário.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS