Na feira internacional do inventor na Alemanha

Inventores angolanos conquistam medalhas

Inventores angolanos conquistam medalhas
Apenas seis dos 11 projectos inscritos foram avaliados

Angola arrebatou três medalhas na 70.ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA), que decorreu até 3 deste mês em Nuremberga, Alemanha, onde o destaque foi para o professor da Universidade Óscar Ribas (UOR), Rouget Ruano, com o ouro, e para o estudante do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI) da Huíla, Rafael Calitoco, que conquistou a prata.

A medalha de ouro foi atribuída ao projecto ‘Cluster de estações de trabalho com nós virtuais como uma solução de baixo custo para o ensino em Angola’. Já as de prata foram atribuídas aos projectos ‘Resgate cultural – software’ e ‘Efeito da Moringa na resistência insulínica’, apresentado pelo professor Luciano Chingui da Universidade Metodista de Angola (UMA).

Apenas seis dos 11 projectos inscritos por Angola na iENA 2018 foram avaliados pela comissão do júri. De fora, ficaram cinco projectos cujos representantes não integraram a delegação de Angola a Nuremberga.

Em declarações ao NG, a partir de Nuremberga, o estudante Rafael Calitoco declarou que foi uma “experiência boa”, visto que foram mais de 13 países europeus e Angola foi o único país africano na feira.

“Mantivemos contactos com os projectos de outros inventores. Notámos alguma diferença, a qualidade é diferente. Nos próximos eventos, estaremos melhor”, garantiu, defendendo que Angola tem “bons” inventores e criadores, sendo que se precisa de apoio.

O aplicativo ‘Resgate cultural’, que estimulou o interesse do presidente da Associação dos Inventores de Portugal, já venceu a 9.ª edição da Feira Nacional do Inventor/Criador Angolano (FeICA) na categoria ‘Instituições de Ensino Superior’, através do qual se pode baixar e traduzir alfabeto, numeração, palavras e frases de português para nyaneka e inglês, incentivando as pessoas a aprenderem a língua, com vista a ajudar a internacionalizar a cultura local.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS