Rubén Ganga desenha há três anos

Jovem impressiona com desenhos realistas feitos a lápis

Rubén Ganga é um retratista que tem chamado atenção com desenhos a lápis. Parecem com fotos. Em entrevista ao NG, falou das inspirações, sonhos e a vontade de se afirmar no desenho, em Angola, e lamenta a "falta de reconhecimento” e “valorização” da arte de desenhar.

Jovem impressiona com desenhos realistas feitos a lápis
Mário Mujetes
Jovem quer realizar exposições e divulgar mais o trabalhos.
Rubén Ganga

Rubén Ganga desenhador

O desenho é muito banalizado em Angola e este paradigma tem de mudar.

Rubén Ganga, de 19 anos, tornou-se desenhador por causa de um amigo que queria oferecer o retrato de uma menina a uma amiga. Pediu-lhe ajuda. Mesmo sem qualquer experiência e sem ter noção do dom que carregava, o jovem aceitou o desafio e começou a fazer um rascunho até se tornar sério.

Na altura, com 17 anos, Rubén Ganga gostou da experiência e do resultado que conseguiu e assim descobriu que tinha talento. Com a ajuda da internet e do desenhador Virgílio Kulivela, tem explorado cada vez mais este lado artístico.

As imagens que desenha a lápis têm chamado muita atenção por se parecerem com foto. Ganga já retratou o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o músico Prodígio, o apresentador Victor Hugo Mendes e outras figuras com tanta perfeição que "muitas pessoas chegam a desconfiar das técnicas do seu trabalho".

Diz-se que os “segredos não devem ser revelados", mas, ao NG, o artista revelou as técnicas que tornam os seus desenhos parecem reias“o segredo é o lápis e os materiais só vem para auxiliar, por exemplo, como é o caso do papel higiénico ou guardanapo, cotonete ou algodão, se usarmos bem, damos a qualidade que queremos ao nosso trabalho”, explica.

O jovem almeja realizar exposições, divulgar mais o seu trabalho e "atingir níveis surpreendentes" a exemplo do artista britânico com descendências nigerianas Kelvin Okafor, que ele considera "um dos melhores desenhadores do mundo".

Enquanto Kelvin Okafor desenha por secções, isto é, da esquerda para a direita por ser destro, Ganga não segue “nenhuma regra” enquanto desenha, Pode começar pelo lado esquerdo do rosto ou pelos os lábios, dependendo muito da inspiração do momento. Quatro dias é o tempo que o jovem leva para concluir um desenho; um dia de três a quatro horas sentado, “gosto de fazer mais detalhes”.

Qualquer pessoa pode encomendar um retrato, que custa entre 10 mil a 35 mil kwanzas, dependendo do tamanho desejado. Ganga prefere trabalhar a partir de fotografias, em vez de desenhar à vista, em parte devido ao período de tempo que gasta em cada foto.

Natural de Luanda e aluno do curso de Ciências Económicas Jurídicas, na escola Geral do Kapalanga, Rubén Ganga, pretende fazer o ensino superior em Artes Plásticas.

Jovem impressiona com desenhos realistas feitos a lápis

(Foto: Mário Mujetes/Ganga prefere trabalhar a partir de fotografias, em vez de desenhar à vista.)

DESENHO A LAPIS AINDA POUCO CONHECIDO

Rubén Ganga prepara-se para realizar uma exposição individual, em Luanda, e prevê “atingir metas de grandes artistas nacionais e internacionais, como Leonardo da Vinci, Virgílio Kulivela, Jeremias Daniel e Noriel Vás, “O desenho é muito banalizado em Angola e este paradigma tem de mudar”, afirma.

A falta de aberturas e apoios são os problemas que mais afligem o artista, “O desenho a lápis ainda não ganhou as proporções que deviam ganhar, esta arte está a conquistar o seu espaço, ainda assim não há aberturas para quem o faz”, lamenta.

Determinado em mudar a forma em que muitos angolanos vêem o desenho, Rubén Ganga confessa que o negócio não tem sido “muito rentável”, porém, ainda não vê nas encomendas o seu principal obejctivo, “as encomendas só vem dar suporte aos gastos que faço, atingir níveis alarmantes no que diz respeito ao realismo e divulgar mais o meu trabalho são as minhas prioridades”, conta.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS