Director recomenda novos procedimentos

INIDE exige rigor aos inspectores escolares

O director-geral do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (Inide), Manuel Afonso, instou ser necessário mais rigor e uma actuação criteriosa, coerente e persuasiva dos inspectores nacionais e provinciais, de modo a contribuir para a elevação dos níveis de conhecimento no sistema de educação e ensino.

INIDE exige rigor aos inspectores escolares
D.R.
Inspectores participam da formação em Luanda.
Manuel Afonso

Manuel Afonsodirector-geral do Inide

O inspector da Educação é um agente activo e participativo da comunicação, orientação e correcção dos desvios da norma que caracterizam e conduzem à prática quotidiana escolar.

Segundo o  responsável, o inspector da Educação é um agente activo e participativo da comunicação, orientação e correcção dos desvios da norma que caracterizam e conduzem à prática quotidiana escolar.

Segundo Manuel Afonso, esse agente da educação “é um corpo inspectivo que possui conhecimentos sólidos sobre o  funcionamento das organizações escolares, através de um contacto directo que permite avaliar, estimular e recomendar novos procedimentos de acção, sobretudo pedagógicos, capazes de promover uma cultura de aperfeiçoamento institucional”.

O responsável, que falava esta semana na abertura da  Formação Intensiva dos Inspectores Nacionais e Províncias da Educação que decorre até amanhã em Viana, Luanda, sob o lema ‘Capacitar o Inspector para o Reforço da Acção Inspectiva’, indicou ainda que essa  actividade requer unidade dialéctica entre competências técnico-metodológicas e atitudes profissionais corporizadas por uma boa capacidade de interacção e comunicação institucional.

Na formação, que tem duração de quatro dias, os participantes estão a abordar questões ligadas ao  ‘Historial da Inspecção da Educação em Angola’, ‘Perfil e Ética Deontológica do Inspector’, ‘Revitalização da Inspecção’, ‘Balanço das actividades Inspectivas a Nível das Províncias”, entre outros temas.

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