Em todo o país

Iniciação pode voltar a ser obrigatória nas escolas do 1.º Ciclo

Iniciação pode voltar a ser obrigatória nas escolas do 1.º Ciclo
DR
Pacheco Francisco, sec de Estado para o Ensino Geral

O secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Geral, Pacheco Francisco, reiterou ontem, em Luanda, a obrigatoriedade de todas as escolas do I Ciclo, públicas e privadas, em todo o país, voltarem a incluir a iniciação no programa curricular.

Pacheco Francisco disse também que a monodocência vai permanecer no I Ciclo, mas com uma nova aposta na preparação dos professores para uma resposta eficaz às necessidades educativas neste ciclo. 

O secretário de Estado disse ainda não ser aconselhável matricular uma criança sem antes passar pela iniciação e sem o mínimo de competências. “Se conseguirmos inserir mais crianças nas creches, jardins de infância e iniciação, conseguiremos ter crianças com uma certa dose de competências para a primeira classe”, enfatizou Pacheco Francisco, para quem o país precisa avaliar os resultados da educação face a uma qualidade que exige reflexão séria.

“Vamos reflectir a educação pré-escolar, pois a qualidade não é ainda a mais desejável. Precisaremos trabalhar mais nas classes iniciais, concretamente a pré-escolar, que é a base de todo o processo de ensino em qualquer país”, sublinhou.
Para Pacheco Francisco, a monodocência e a transição automática são aspectos a serem revistos, principalmente na questão ligada à formação de professores do I ciclo, pois disso depende o sucesso.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS