Evento acontece de 12 a 18 de Novembro

Festival Cinanima destaca Guerra Civil em Angola

Festival Cinanima destaca Guerra Civil em Angola
DR
O filme foi inspirado no livro de Ryszard Kapuscinsk

Um filme sobre a guerra civil angolana vai ser o tema de abertura do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que se realizar de 12 a 18 de Novembro, em Portugal.

Com o título ‘Mais um dia de vida’, o filme foi inspirado no livro homónimo de Ryszard Kapuscinsk e foi realizado pelo cineasta espanhol Raul de la Fuente e o polaco Damian Nenow.

Apontado pela produtora e distribuidora Midas Filmes como “um dos grandes – senão o maior – repórter de guerra do século XX”, Kapuscinski acompanhou o conflito em Angola em 1975 e publicou depois as suas memórias sobre os últimos três meses de presença portuguesa no país.

A obra combina 60 minutos de acção animada com 20 minutos de imagem documental real, abordando não apenas a guerra civil, mas também a invasão sul-africana e a declaração de independência por Agostinho Neto e o MPLA.

O festival terá em competição 103 obras, sendo que o vencedor da categoria de curtas-metragens será automaticamente seleccionado para a lista prévia dos candidatos às nomeações para o Óscar de melhor curta-metragem de animação.

O festival vai homenagear Nikola Madjak, considerado como o “pai do cinema de animação na Sérvia”.

Em Espinho, o filme será exibido às 22 horas do dia 12 de Novembro, no auditório do Centro Multimeios.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS