Diligências devem começar esta semana

Eleições na UNAC-SA remarcadas para Novembro

Marcadas inicialmente para 17 de Agosto do ano passado, eleições na União Nacional dos Artistas e Compositores foram remarcadas para 23 de Novembro deste ano. Depois de uma troca de acusações entre as listas concorrentes (A e B), Tribunal Provincial de Luanda considerou “improcedentes” as reclamações.

Eleições na UNAC-SA remarcadas para Novembro
D.R
Membros da Comissão Eleitoral Nacional

Depois de uma reunião com as duas listas (A e B) durante a qual deu a conhecer o resultado do Tribunal Provincial de Luanda, ‘Delon’ considera estarem criadas as condições para que se realizem as eleições a 23 de Novembro

As eleições na União Nacional dos Artistas e Compositores Unac-SA foram remarcadas para 23 de Novembro deste ano, anunciou, em Luanda, o presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), António de Oliveira ‘Delon’.

A remarcação da data, inicialmente prevista para 17 de Agosto do ano passado, surge na sequência da decisão do Tribunal Provincial de Luanda, que considerou “improcedente” a reclamação da lista B, cuja providência cautelar fora interposta a 1 de Agosto.

A lista B, liderada pelo guitarrista Belmiro Carlos, na altura, acusava, na providência cautelar, a CEN de praticar actos que “ferem a lisura, a transparência, a imparcialidade e a seriedade do processo”, entre os quais "a exclusão de artistas sem consultar previamente as comissões eleitorais locais, ‘pendurando-se’ em elementos novos (não mencionados), que não constam do instrutivo através do qual todos os membros da Unac-SA foram instados a regularizar as quotas para participar no processo".

Na providência cautelar, a lista B avançava ter submetido uma reclamação junto à CEN, em que indicava a existência de irregularidades nos cadernos de Luanda, Benguela, Malanje, Huambo e Cabinda, principalmente nas últimas quatro, que viram reduzir o número de eleitores para mais de 70 por cento "sem razões aparentes".

A lista B considerava não serem reais os números da população votante apresentados nos cadernos eleitorais das localidades, reafirmando que Cabinda conta com 134 eleitores em condição de votar e não os 107 aprovados pela CEN; Malanje com 234 (ao contrário dos 42 anunciados); Benguela com 264 (em oposição aos 134 incluídos nas listas) e que, no Huambo, devem votar 591 eleitores contra os 107 registados nos cadernos eleitorais.

De acordo com António de Oliveira ‘Delon’, a partir desta semana, devem começar as diligências pelas delegações provinciais para o acto eleitoral.

Depois de uma reunião com as duas listas (A e B) durante a qual deu a conhecer o resultado do Tribunal Provincial de Luanda, ‘Delon’ considera estarem criadas as condições para que se realizem as eleições a 23 de Novembro.

Concorrerem o músico Zeca Moreno, a liderar a lista A, e o guitarrista Belmiro Carlos, como líder da lista B.

A Unac-SA é uma associação sociocultural e profissional, proclamada há 29 anos, que congrega compositores, músicos, actores cénicos, coreógrafos e bailarinos. A organização alberga mais de seis mil membros e tem como finalidade a dinamização da dança, teatro, música, bem como a luta pela inserção profissional e, consequentemente, a afirmação social dos associados.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS