COLÉGIOS E UNIVERSIDADES PRIVADOS

Aumento das propinas leva estudantes às ruas a 25 deste mês

O Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) ameaça sair às ruas nos dias 25 e 26 deste mês, para protestar contra a decisão do Governo que autoriza as instituições de ensino privadas – colégios e universidades – a aumentarem as propinas.

Aumento das propinas leva estudantes às ruas a 25 deste mês
D.R.

Francisco Teixeira, presidente da organização estudantil, avisou, em declarações hoje ao NG, que o mês de Outubro vai estar “repleto de marchas” promovidas pelo MEA.

A primeira, para já, está marcada para a partir das 13 horas no cemitério da Santana rumo ao Ministério das Finanças, em Luanda, sendo que, de acordo com o presidente do MEA, deverá igualmente decorrer no Kwanza-Norte, Uíge, Moxico e no Huambo.

Na passada semana, o Governo autorizou, por meio de um despacho conjunto dos ministérios do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (Mescti), da Educação (MED) e das Finanças (Minfin) o aumento das propinas em até 15% para os colégios particulares e não mais de 25% nas universidades privadas e público-privadas.

A medida, no despacho, é justificada com a necessidade de "garantir o normal funcionamento do mercado de ensino face às recentes alterações das variáveis macroeconómicas" no decurso do processo de aprovação da regulamentação específica no sector em que impera o regime de preços vigiados.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS