Meninas dominaram a competição

Apurados os vencedores da 4.ª edição do 'Soletrar Angola'

Apurados os vencedores da 4.ª edição do
DR
18 escolas participaram da final do concurso

Iracelma Zangui Zumba, da escola 1.039 da Maianga, Daciane Carina Cândido, da escola 1.123 do Sambizanga, e Rogéria Djanira Tomás Miguel, da escola1.001 da Samba, são as vencedoras, da 4.ª edição do concurso ‘Soletrar Angola’, realizado a 20 de Outubro, no Auditório Banco Económico, em Luanda.

Com o apoio do Banco Económico, participaram da competição 18 escolas de Luanda e, na grande final, concorreram os 20 melhores alunos das escolas 1.001,1.006,1.039,1.123, 1.187 e do colégio Gilipa. Cada aluno teve de soletrar correctamente e explicar o significado de um número máximo de palavras, em um minuto.

Iracelma Zangui Zumba conquistou o 1.º lugar da prova ao soletrar um total de 24 palavras, em apenas um minuto. O 2.º lugar foi atribuído a Daciane Carina Cândido, com 22 palavras correctamente, e o 3.º lugar foi para a Rogéria Djanira Tomás Miguel, que soletrou e identificou 20 palavras. 

 

Aprender a falar e a escrever melhor

Criado em 2015, pela Associação Saber Sem Limites, ‘Soletrar Angola’ é um projecto de cariz social, na área da educação, que pretende estimular o conhecimento linguístico dos alunos. A competição consiste na realização de jogos de palavras, nos quais os concorrentes têm de conhecer o significado das palavras e conseguir soletrá-las correctamente, no menor tempo possível, à semelhança do modelo internacional que serviu de inspiração a este projecto – o popular ‘Spelling Bee’.

Na 4.ª edição do ‘Soletrar Angola’, concorreram 18 escolas de vários municípios - Cacuaco, Cazenga, Luanda e Viana - e distritos - Ingombotas, Kilamba Kiaxi, Maianga, Rangel, Samba e Sambizanga – todos de Luanda. Cada escola apresentou 20 alunos candidatos, com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, num total de 360 concorrentes que, no âmbito da competição, foram desafiados a soletrar correctamente o maior número de palavras e os seus significados, num minuto. O projecto de literacia infantil contou também com a parceria da NCR e Grupo Cafago.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS