Repórteres Sem Fronteiras

Angola ocupa o 103.º lugar no Índice Mundial da Liberdade de Imprensa

Angola subiu três pontos no Índice Mundial da Liberdade de Imprensa 2021 elaborado pelos Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Angola ocupa o 103.º lugar no Índice Mundial da Liberdade de Imprensa
repórter do ng detido enquanto cobria manifestação em luanda

Entre os países lusófonos que constam no índice, Portugal é o 9.º país mais bem classificado, enquanto o Brasil é o pior, na posição 111, tendo descido quatro posições. Cabo Verde desceu dois lugares e está agora no 27.º lugar, Timor-Leste subiu sete (71.º), Guiné-Bissau desceu um (95.º) e Moçambique quatro (108.º).

No documento dos RSF, sublinha-se que houve uma “deterioração dramática” da liberdade de imprensa desde que a pandemia atingiu o planeta.

No novo índice mundial, traça-se um quadro duro e conclui-se que 73% das nações do mundo têm sérios problemas com a liberdade de imprensa.

Para os RSF, os países utilizaram a pandemia do novo coronavírus “para bloquear o acesso dos jornalistas à informação, fontes e reportagens no terreno”.

“Este é particularmente o caso na Ásia, no Médio Oriente e na Europa”, sustentou a organização.

Os RSF salientaram também a queda na confiança do público no próprio jornalismo. A associação indicou que 59% das pessoas inquiridas em 28 países afirmaram que os jornalistas “tentam iludir o público de forma deliberada, divulgando informação que sabem ser falsa”.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS