FINANÇAS NO CUNENE

Ex-delegado detido por desvio de fundos

O ex-delegado provincial do Ministério das Finanças no Cunene, César Lucas e o chefe do Departamento de Contabilidade e Tesouro, João Simão, foram detidos esta semana, em Ondjiva, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), acusados de desvio de 45 milhões de kwanzas.

Ex-delegado detido por desvio de fundos
D.R
Cidadãos detidos no Cunene

O porta-voz do SIC local, José Coimbra, esclareceu que César Lucas e João Simão “estão implicados na prática de crimes de peculato, participação económica em negócio, abuso de poder, associação criminosa e branqueamento de capitais”.

O ex-delegado provincial do Ministério das Finanças no Cunene, César Lucas e o chefe do Departamento de Contabilidade e Tesouro, João Simão, foram detidos esta semana, em Ondjiva, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), acusados de desvio de 45 milhões de kwanzas.

O porta-voz do SIC local, José Coimbra, esclareceu que César Lucas e João Simão “estão implicados na prática de crimes de peculato, participação económica em negócio, abuso de poder, associação criminosa e branqueamento de capitais”.

César Lucas exerceu as funções de delegado das Finanças entre 2017 e 2020. No âmbito do combate à corrupção, vários gestores têm sido levados à barra da Justiça, por descaminho do erário.