Referentes a 2015

Alfabetizadores recebem subsídios em atraso

Os alfabetizadores com subsídios em atraso de 2015 vão começar a receber os ordenados. O director nacional de Ensino de Adultos, Evaristo Pedro, garantiu que os valores já foram disponibilizados aos Gabinetes Províncias da Educação.

Alfabetizadores recebem subsídios em atraso
D.R.
 Evaristo Pedro

Evaristo PedroDirector nacional de Ensino de Adultos

Ministério reconhece não haver condições para liquidar de uma só vez os valores em atraso, mas assume o compromisso de pagar a dívida.

Cada alfabetizador tem direito a um subsídio de 10 mil kwanzas mês e, entre as províncias ainda com dívidas de 2015, estão o Huambo, Benguela, Kuando-Kubango,  Cunene, Cabinda e Bengo.

Em declarações à Angop, o responsável reconheceu não haver condições para liquidar de uma só vez os valores em atraso, mas assume o compromisso de pagar a dívida".

Nesta altura, 12 províncias já estão a terminar o pagamento de 2015 e vão concentrar-se no de 2016.

Relativamente à alfabetização, Evaristo Pedro reconheceu haver um decréscimo de  500 mil, em  2018, para 495 mil, em 2019.

O processo conta actualmente com 9.600 alfabetizadores, mas, até 2015, havia um registo de 18 mil alfabetizadores no país.

Para a alfabetização, estão em execução, entre outros, os métodos 'Sim Eu Posso', que  é áudio visual, e 'Gostar de Ler e Escrever', que é mais abrangente.

O Ministério da Educação (Med) apresentou, recentemente o Plano de Acção para a Intensificação da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos EJA Angola, que tem como objectivo intensificar a mobilização da sociedade, com um conjunto de actividades para sensibilizar as famílias e as empresas a aderir as aulas de alfabetização.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS