NUMA COOPERAÇÃO COM O FAS

Universidade Njinga Mbande promove estágios

A Universidade Njinga Mbande, em Malanje, vai promover estágios profissionais a jovens recém-licenciados, no quadro de um memorando de cooperação com o Fundo de Apoio Social (FAS).

Universidade Njinga Mbande promove estágios

 

O acordo, decorrente do Programa Nacional de Estágios do Ministério da Administração do Território, é o primeiro no país e foi assinado pelo director provincial do FAS em Malanje, Gomes Golambole, e pelo coordenador da Comissão Instaladora da Universidade Njinga Mbande, Eduardo Ekundi Valentim.

O director-geral do FAS, Belarmino Jelembi, avançou que os estágios, com duração de três a seis meses renováveis, vão abranger as 18 províncias e contemplará, este ano, 100 estudantes, seis dos quais de Malanje, numa primeira fase.

O responsável frisou que aspectos relacionados com a economia local, protecção social, cooperativismo, microcrédito, nutrição, direito consuetudinário, organização comunitária e outros com os quais os técnicos do FAS lidam diariamente, poderão servir de campo de pesquisa para a universidade, por via do acordo estabelecido.

Segundo o director-geral, pretende-se ainda garantir carácter científico à intervenção de campo do FAS, qualificar a abordagem e sistematizar o trabalho que a instituição tem vindo a realizar nas comunidades, através de uma pesquisa conjunta com as universidades com as quais também vai rubricar acordos.

O coordenador da comissão instaladora da Universidade Njinga Mbande sublinhou a relevância da parceria e considera que vai ajudar a universidade a sair “intra-muros” e ir em busca de soluções para os problemas sociais.

Eduardo Ekundi Valentim acredita que o programa de estágios vai ajudar os estudantes a conciliarem o conhecimento teórico à prática, consolidando, deste modo, as bases para enfrentar o mercado de trabalho.

A Universidade Njinga Mbande congrega o ISPM (Instituto Superior Politécnico de Malanje), a Faculdade de Medicina de Malanje e o ISTAM (Instituto Superior de Tecnologia Agro-alimentar de Malanje).

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS