Funcionavam ilegalmente, diz MESCTI

Encerradas 4 IES privadas "ilegais"

Pelo menos, quatro instituições do ensino superior privadas em Luanda, no Bengo e no Huambo estão a funcionar de forma ilegal.

Encerradas 4 IES privadas "ilegais"
D.R.

O alerta é do Mistério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) que, nesta terça-feira, anunciou o encerramento dos institutos superiores Universitário Privado da Boavista e Politécnico de Ramiros, ambos em Luanda; o Instituto Superior Politécnico do Panguila, no Bengo, e o  Instituto Superior Politécnico São Pedro, no Huambo.

Segundo o MESCTI, numa nota enviada ao Valor Económico, foram realizadas de vistorias técnicas para se aferirem as condições técnico-pedagógicas, infra-estruturais, corpo docente e recursos educativos, com vista à criação, ao abrigo de um Decreto Presidencial.

“Após avaliação dos referidos elementos, as Instituições de Ensino Superior discriminadas obtiveram resultado negativo, pelo que foi indeferido o pedido da sua criação”, avança a nota.

As instituições, de acordo ainda com o MESCTI, funcionam ilegalmente  e os cursos também são ilegais. Assim, considera que todos os actos praticados, os benefícios concedidos e os títulos académicos eventualmente  outorgados são inválidos e sem quaisquer efeitos académicos.

Estão disponíveis, para o presente ano académico, 151.926 vagas.

Angola dispõe de 21 universidades, 11 das quais públicas e 10 privadas; 68 institutos superiores, 16 públicos e 52 privados; seis escolas superiores, quatro públicas e duas privadas, perfazendo um total de 96 instituições do ensino superior, das quais 32 públicas e 64 privadas.

O arranque do ano académico 2021/2022 está previsto para 4 de Outubro.

VAGAS POR ÁREAS DE FORMAÇÃO

Ciências Sociais, Comércio e Direito - 65.825

Engenharia, Indústria e Produção - 27.544

Saúde e Protecção Social - 21.752

Educação - 18.539

Humanidades, Letras e Artes - 14.958

Ciências - 1.845

Agricultura, Florestas e Pescas - 1.463

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS