EUA

Trump quer acabar com direitos de cidadania para bebés

Trump quer acabar com direitos de cidadania para bebés
DR
Donald Trump , presidente dos EUA

Donald Trump quer acabar com o direito à cidadania norte-americana para os filhos de pais que não tenham nascido nos Estados Unidos. Em entrevista ao programa ‘Axios’, do canal de televisão HBO, o presidente norte-americano garantiu que planeia emitir uma ordem executiva para colocar um fim ao direito à nacionalidade que, actualmente, todos os bebés nascidos nos Estados Unidos têm – independentemente da origem dos pais.

“Somos o único país do mundo onde uma pessoa chega, tem um bebé e esse bebé é cidadão dos Estados Unidos. Com todos os benefícios que isso traz. É ridículo. É ridículo. E tem de acabar”, afirmou Donald Trump durante a entrevista.

A afirmação está longe de ser rigorosa – mais de 30 países no mundo seguem esta prática, incluindo Portugal. De acordo com a ABC News, não é claro que o direito à cidadania possa ser eliminado com uma ordem executiva e sem uma alteração à constituição dos Estados Unidos. Ainda que Trump garanta que a ordem executiva “vai acontecer” e que está “em processo”, a verdade é que esta intenção do presidente norte-americano pode levá-lo para uma batalha judicial.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS