SEGUNDO RELATÓRIO

Brasil com elevado tráfico de pessoas

O Brasil é um dos países com mais índices significativos de tráfico internacional e nacional de pessoas, avança um relatório divulgado, esta quarta-feira, pela Iniciativa Global contra o Crime Organizado Transnacional.

Brasil com elevado tráfico de pessoas
D.R.

Segundo o documento, o país ocupa a 22.ª posição no índice de criminalidade organizada entre 193 países e uma pontuação de 6,5 numa escala de 0 a 10 do índice publicado.

O maior país da América Latina foi mencionado como um lugar de origem de trafico de pessoas, trânsito e destino para as vítimas na América Latina, Caribe, África e China e os cidadãos brasileiros são vítimas de tráfico nacional e internacional para Espanha, Portugal e Estados Unidos, especialmente.

 As socioeconómicas e políticas da América Latina são apontadas como as razões pelo qual o Brasil tornou se também destino para o contrabando de pessoas que têm gerado fluxos migratórios crescentes, com a chegada de bolivianos, venezuelanos, peruanos e haitianos ao país.

Brasíl , se destaca sobre  prática de crimes de tráfico de drogas. É um dos maiores mercados de consumo de cocaína do mundo e também é usado como rota de passagem desta droga para a Europa, Oriente Médio, África e Oceânia.

Sobre os crimes ambientais praticados no Brasil, referidos no relatório, o destaque vai para a extracção ilegal de madeira e a biopirataria, facilitadas pela corrupção. "Na amazónia e na Mata Atlântica, a biopirataria envolve cientistas, empresas farmacêuticas e a indústria de alimentos. A maior parte da madeira exportada da amazónia é obtida ilegalmente, com exportações destinadas principalmente aos Estados Unidos, França, Espanha, Holanda, Portugal, Japão e Reino Unido”. destacou o relatório.

 O relatório referiu ainda "A extracção, que muitas vezes é seguida pela criação de gado, envolve actividades paralelas de apoio e grandes redes criminosas, com empresas jurídicas muitas vezes também se envolvendo em práticas irregulares. Além disso, em 2020, os incêndios florestais em toda a amazónia brasileira aumentaram consideravelmente desde o ano anterior e uma proporção significativa dos incêndios foram provocados de forma deliberada e ilegal”.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS