Em Luanda

Transbordo do rio Kwanza limita fornecimento de água

A capacidade de tratamento e fornecimento de água em Luanda tem estado limitada, nos últimos dias, devido ao transbordo do rio Kwanza, resultante das enchentes que causam a turvação da água.

Transbordo do rio Kwanza limita fornecimento de água
D.R

A informação foi avançada hoje (sexta-feira), pelo presidente do conselho de administração da EPAL, Fernando Cunha, referindo que o transbordo do rio faz com que a água arraste toda matéria orgânica que encontra ao longo do sistema Luanda Sudeste e, consequentemente, a turvação do líquido, afectando significativamente a capacidade de bombagem e tratamento de água que seria necessária para a capital do país.

Segundo o gestor, nesta altura, o abastecimento não é dos melhores, mas é regular.

Para evitar tais situações, entende ser necessário gizar com urgência outros projectos de captação, tratamento e distribuição de água, sendo que alguns já vão com atraso de 16 anos e estão entretanto desajustados à real demanda da província, como é o caso do projecto do Bita.

Actualmente, a EPAL produz um terço do que Luanda precisa (500 mil metros cúbicos/dia), muito aquém das necessidades, estimadas em um milhão e meio de metros cúbicos, o que demonstra a urgência de se investir em outros projectos para resposta à procura.

 

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS