Escola Angola e Cuba, em Luanda

Reabilitação vai custar mais de mil milhões de kwanzas

Mais de 1,7 mil milhões de kwanzas é o valor disponível para a reabilitação da escola Angola e Cuba, no Cazenga, em Luanda, incluindo o apetrechamento.

Reabilitação vai custar mais de mil milhões de kwanzas
D.R.

A escola do primeiro ciclo do ensino secundário conta com 25 salas de aulas para mais de seis mil alunos.

As obras de reabilitação, que tiveram início em Agosto, devem ter a duração de sete meses e estão inseridas no Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (Piim) sob a responsabilidade do Gabinete Técnico do Governo Provincial de Luanda (GPL).

Em 2018, a administração do Cazenga via a possibilidade de a instituição ser demolida, pois estudos feitos no exterior do país indicaram que as estruturas da escola estão muito comprometidas, correndo o risco de desabamento.

Fonte da administração informou à Angop ter sido necessário rescindir o acordo com a empresa que havia sido contratada em 2018, que demonstrou incapacidade de reabilitação da infra-estrutura.

A reabilitação devia apresentar um quadro de obras avançadas, infelizmente, segundo a fonte, o cenário continuou desolador e o orçamento avaliado em mais de 142 milhões de kwanzas estava fora dos prazos.

Quando foi decidido fechar a escola Angola e Cuba  já haviam vestígios de que podia desabar e encontraram-se alternativas em que nenhum aluno ficou sem estudar, sendo todos enquadrados em outros estabelecimentos de ensino.

A escola do I ciclo do ensino secundário, com 25 salas para seis mil alunos, paralisada há mais de 12 anos, foi erguida por técnicos cubanos, no quadro da cooperação entre Angola e Cuba, dois parceiros estratégicos, desde a década de 1970.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS