Em Luanda

Escolas ganham laboratórios de informática

Três escolas de Luanda foram contempladas nesta sexta-feira com laboratórios de informática, no âmbito do projecto ‘Ngola Digital’, um programa que visa aumentar a literacia digital a nível da camada estudantil.

Escolas ganham laboratórios de informática
D.R

A inauguração destas estruturas coube ao secretário de Estado das Telecomunicação, Tecnologias de Informação, Mário de Oliveira, que, na ocasião, apontou como objectivo do acto a formação da juventude, num mundo em que as telecomunicações e tecnologias de informação são cada vez mais importantes a nível da economia, da sociedade e do país.

Quanto à situação da internet para manter funcionais estas salas, o secretário de Estado referiu que está acautelada com os operadores nacionais que têm vindo a trabalhar com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MTTICS), relativamente à informatização das escolas.

 “Hoje, no mundo em que vivemos com a questão da pandemia, o recurso às tecnologias de informação tem sido uma das actividades que tem proporcionado com que os alunos e as empresas não estejam completamente parados”, referiu.

Sem avançar as outras escolas a serem contempladas a nível de Luanda, Mário de Oliveira avançou que o programa é vasto e neste momento mais de 50 escolas a nível do país já foram contempladas com esse serviço.

No município do Kilamba Kiaxi, o Instituto Médio Politécnico Industrial “Nova Vida” nº 8056 beneficiou de dois laboratórios de informática, com um total de 34 computadores. Num dos quais funcionará o centro Cisco, vocacionado na formação dos estudantes em serviços de infra-estrutura de redes, bem como em suporte técnico e serviços avançados para companhias, estabelecimentos comerciais e pequenas empresas.

O instituto contará ainda a partir do próximo ano com a plataforma de gestão AVITEL desenvolvido pelo Instituto de Telecomunicação (ITEL), com vista a melhoria da interacção entre instituição e aluno.

 Já no município do Cazenga, Mário de Oliveira fez a entrega de um laboratório de informática no complexo escolar do primeiro ciclo do ensino secundário ‘Madre Raquel Celeste’ nº 3099, constituído por 31 computadores.

Para a directora do complexo, madre Júlia Cassaque, o gesto vai ajudar os alunos a descobrir as suas potencialidades, facilitando assim a aprendizagem técnica, bem como contribuirá na capacitação tecnológica dos mesmos e do pessoal docente.

 Por sua vez, a escola primária nº1090, localizada no interior da ex-Liga Africana (LASSP), no distrito da Ingombota, foi contemplada com 31 computadores, no âmbito do projecto ‘Ngola Digital’.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS