Infra-estrutura orçada em mais de 163 milhões de kwanzas

Quipungo vai ter instituto politécnico em 2019

Quipungo vai ter instituto politécnico em 2019
D.R.
Escola vai ter 12 salas para 540 alunos.

O município do Quipungo, no Lubango, Huíla, vai ter, no próximo ano, o primeiro instituto politécnico do II ciclo, com cursos de agronomia, construção civil, electricidade.

As obras da infra-estrutura, que deverá dispor de 12 salas para albergar 540 alunos, começaram no princípio deste mês e estão inseridas no Programa de Investimentos Públicos (PIB) do governo local, que disponibilizou, para o efeito, 163 milhões e 400 mil kwanzas.

Quipungo, segundo Jacinto Pedro, chefe de secção municipal do ensino geral, o município conta apenas com uma escola do II ciclo com capacidade para 1.290 alunos, estrutura que considera “insuficiente” para atender os alunos que concluem do I ciclo, que dispõe de duas escolas e pouco mais de oito mil alunos no presente ano lectivo.

A falta de docentes e infra-estruturas, queixa-se, são os “principais problemas” do sector, uma vez que se necessitam de perto de 500 professores para se juntarem aos 1.194 existentes e acudir os 14.910 alunos que ainda estudam debaixo de árvores e outros 10.500 que se encontram fora do sistema de ensino no município.

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS