Até 3 de Novembro

PAT capacita mais de 100 formadores

Cento e trinta e sete formadores das Escolas do Magistério Primário de todo o país participam da primeira etapa do novo ciclo de formação contínua de formadores, no âmbito do projecto Aprendizagem para Todos (Pat) do Ministério da Educação (Med).

PAT capacita mais de 100 formadores
D.R.

A formação, a decorrer até 3 de Novembro, será ministrada por professores da Escola Superior de Setubal (Portugal).

 

O PAT, que acontece em parceria com o Banco Mundial,  iniciado em 2016, visa melhorar os conhecimentos e as competências dos professores, a gestão das escolas e desenvolver um sistema eficaz de avaliação dos alunos.

A formação, que se enquadra nos módulos I e II sobre a Língua Portuguesa, Matemática e Dinamização das Zonas de Influência Pedagógica (Zip) como pólo de Formação Contínua de Professores, pretende expandir esta formação a 18 mil professores.

Na abertura do evento, o secretário de Estado para o Ensino Técnico Profissional, Jesus Joaquim Baptista, disse ser pretensão do Med, com esta formação, desenvolver competências para um melhor desempenho de trabalho em sala de aulas.

Segundo Jesus Baptista, o Executivo tem consciência de que a melhoria do sistema de ensino passa pelo programa de formação contínua.

Por seu turno, o gestor do PAT, Isaac Paxe, avançou que a grande novidade deste ciclo é a constituição de uma rede permanente de formação de professores, em que o docente, em qualquer período do ano e do mês, pode se deslocar para a formação, ao contrário do sistema anterior em que as formações aconteciam apenas em época de férias.

Para isso, disse, precisam de ter os formadores que vão localmente formar, em cada município, e disseminar para que permanentemente haja capacitação.

“O plano é  melhorar a performance da escola, para garantir o aprendizado do estudante. Não estamos só a incidir nos professores, mas também temos formado gestores escolares e centro de recursos para apoiar as escolas. Montamos painéis escolares, em algumas, para que possam usar dispositivos electrónicos”, referiu.

A formação, a decorrer até 3 de Novembro, será ministrada por professores da Escola Superior de Setubal (Portugal).

O primeiro ciclo formativo decorreu entre Outubro de 2016 e Agosto de 2019.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS