Em Luanda

Meninas estão a abandonar a escola devido à gravidez precoce

Mais de 1.500 estudantes abandonaram a escola neste ano lectivo, no Kilamba Kiaxi, em Luanda, por gravidez precoce, mudança de residência, e delinquência juvenil, informou a directora municipal da Educação Noémia Canoquela.

Meninas estão a abandonar a escola devido à gravidez precoce
D.R.

Devido à insegurança e desistência de alunos, muitas escolas vão deixar de ter o ensino nocturno em Luanda.

 

De acordo com a rsponsável, outros alunos abandonaram a escola devido às condições sociais da família ou por causas naturais, como a morte.

Noémia Canoquela, que falava no segundo Conselho Municipal Alargado de Direcção da Educação, informou que muitas adolescentes entre os 14 e os 17 anos em estado de gestação são obrigadas, pelas direcções de escola, a ingressar no ensino nocturno para não influenciarem as outras raparigas, mas muitas acabam por desistir.

A directora orientou às direcções das escolas para trabalharem com as famílias e as raparigas, atráves de palestras sobre sexualidade, gravidez precoce, namoro e outros assuntos afins.

A delinquência juvenil, de acordo com a directora, também tem levado muitos alunos a abandonarem a escola, muitos porque enveredam para este mundo e outros por medo, principalmente, no ensino nocturno.

Muitas escolas, adiantou, têm servido de palco para rixas entre grupos rivais, outras são vandalizadas e professores e alunos são, muitas vezes, agredidos e desprovidos de bens por marginais.

Só este mês, por exemplo, a escola do Ensino Especial, no Golfe, foi invadida por dois grupos de marginais que estavam em disputa e alunos ficaram feridos, o tem sido frequente na área da escola 'Angola e Cuba', na Sapu, no bairro Rastas e no Nova Vida, na zona dos três institutos médios.

Devido à insegurança e desistência de alunos, disse que muitas escolas vão deixar de ter o ensino nocturno. Por isso, pediu à Brigada de Segurança Escolar para reforçar o trabalho nestes locais ou se possível colocar esquadra móvel.

Noémia Canoquela deu informou de que existem também muitas crianças que abandonam a escola por causa das condições sociais dos pais ou encarregados de educação que obrigam as crianças, sobretudo, do sexo feminino, a faltarem às aulas para cuidar de outras crianças e a situação se vai repetindo até levar à desistência, uma situação que se verifica com maior predominância nos Distritos do Golfe, Sapu e Palanca.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS