Governo local põe em causa reconhecimento

Formados à distância vão perder título de licenciado no Bié

Um total de 93 professores do Bié, que se licenciaram à distância pela Universidade Grendal do Brasil, será despromovido ao escalão de técnicos médios.

Formados à distância vão perder título de licenciado no Bié
D.R.

Os professores, segundo o director António Manuel, adquiriram novo perfil académico desde Janeiro deste ano, no quadro da transição de categoria efectuado pelo Ministério da Educação.

De acordo com o director do Gabinete Provincial da Educação no Bié, António Manuel, em declarações à imprensa esta segunda-feira, o Ministério do Ensino Superior não reconhece o ensino à distância, razão pela qual os docentes em causa perderão os graus académicos de licenciados.

Os professores, segundo o director António Manuel, adquiriram novo perfil académico desde Janeiro deste ano, no quadro da transição de categoria efectuado pelo Ministério da Educação.

Por seu turno, o docente universitário Hermenegildo Pinto, um dos responsáveis da implementação do estudo à distância daquela instituição, considerou "má" a atitude do Ministério do Ensino Superior, adiantando ter recebido luz verde do governo para o efeito.

“Não entendemos a razão do não-reconhecimento dos certificados dos estudantes formado à distância pela referida universidade, se em qualquer parte do mundo o mesmo existe”, questionou, tendo considerado de "má-fé" a atitude dos incentivadores desta situação.

Contactados, os visados recusaram-se a falar sobre  assunto.

O pólo da Universidade Grendal, com sede no Brasil, foi instalado na província do Bié em 2012. Encerrado este ano (2019) pelo Ministério do Ensino Superior, a instituição ministrava Pedagogia, Direito, Psicologia, Administração Pública, Finanças, Sociologia e Ciência de Saúde, cujo número de graduados não foi avançado.

O Gabinete Provincial da Educação no Bié controla mais de 15 mil professores e, durante a actualização do perfil académico, que decorreu no princípio deste ano, mais de 900 transitaram para o grau de licenciado.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS