Previsto para o primeiro trimestre de 2020

INAC vai lançar número para denúncia de violência

O Instituto Nacional da Criança (INAC) vai lançar, no primeiro trimestre do próximo ano, o serviço grátis de denúncia, cujo número é 15015, para permitir que os menores façam queixa em caso de violação dos seus direitos.

INAC vai lançar número para denúncia de violência
D.R
Número é 15015 e as chamadas são grátis

Paulo Kalesidirector geral do Inac

Se a nossa técnica da Secção Municipal da Acção Social não tiver uma viatura, uma motorizada ou 100 kwanzas para se deslocar ao local da denúncia, vai ser inútil o nosso trabalho e vamos gritar no vazio.

O director geral do Inac, Paulo Kalesi, assegurou que o centro de denúncias vai receber ligações de toda a parte do país, bastando que as crianças e os adultos liguem sempre que verificarem alguma forma de abuso na família, escola e nos espaços públicos.

Depois de registada a queixa, o instituto encaminha para o município de onde veio a denúncia, no sentido de os pontos focais da circunscrição solucionarem o problema da criança.

Para o êxito do projecto, Paulo Kalesi defende que os municípios estejam estruturados e os administradores estejam sempre na linha da frente, liderando e promovendo os direitos da criança.

“Se a nossa técnica da Secção Municipal da Acção Social não tiver uma viatura, uma motorizada ou 100 kwanzas para se deslocar ao local da denúncia, vai ser inútil o nosso trabalho e vamos gritar no vazio”, admitiu.

Insistiu que as administrações municipais devem criar as mínimas condições para que, quando forem accionadas, consigam ter todos os mecanismos de protecção, uma vez que a violência contra a criança compromete o futuro do país.

Por outro lado, o documento sobre o serviço de protecção da criança vai ser aprovado ainda este mês. Trata-se de um instrumento que visa reunir todos os procedimentos de protecção da criança a nível do país e a localização das organizações que prestam serviços em prol desta franja da sociedade.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS