No Pará, Brasil

Gémeas de seis meses dormem desde que nasceram

Uma doença misteriosa mobiliza os médicos na cidade de Redenção, no Sul do Pará, no Brasil. As gémeas Ana Sofia e Ana Júlia desde de que nasceram, há seis meses, nunca despertaram.

Gémeas de seis meses dormem desde que nasceram
D.R.

Apesar de todas as dificuldades, as bebés crescem e ganham peso. Ana Júlia está com sete quilos. Ana Sofia com mais de nove.

A mãe das gémeas, Luana da Silva, de 20 anos, não lembra de escutar os bebês chorarem nem esboçavam reacções até que, após quatro horas, uma delas começou a passar mal. A saúde das irmãs foi estabilizada e, um mês depois do nascimento, as gémeas receberam alta.

Há três meses, porém, elas deram um sinal de que iriam despertar. Na verdade estavam a ter crises de convulsão que ficaram recorrentes. “Tudo o que acontecia, eu filmava. Quando eu via eu filmava e mostrei à neurologista. Ela avaliou e disse que iria interná-las” conta.

O estado de sono profundo em que as gémeas se encontram é classificado pelos médicos como 'Comatoso'. A pediatra Ana Fonseca explica que Ana Sofia e Ana Júlia têm o reflexo primário, que todas as crianças têm, mas elas não se desenvolveram.

É como se ela tivesse sob medicação em coma induzido, mas, na verdade, não existe medicação. Isso está a ser produzido pelo próprio organismo delas”.

A equipa médica suspeita que as bebês tenham um caso raro de erro inato do metabolismo, uma deficiência genética, que é causado pela deficiência de uma enzima. Elas são tipos de proteínas responsáveis pelas reacções químicas do corpo humano. A falta de uma dela causa uma desordem genética rara. Com isso, o organismo não consegue transformar alimentos em energia de forma correcta. O caso ainda está sob investigação.

Exames adicionais, realizados na última semana, foram enviados para análise em São Paulo. As gémeas foram cadastradas no Siem (Serviço de Informações sobre Erros do Metabolismo), vinculado à Universidade do Rio Grande do Sul e também ao Ministério da Saúde brasileiro, que está a orientar as condutas a serem adoptadas de acordo com o governo do Pará.

Apesar de todas as dificuldades, as bebês crescem e ganham peso. Ana Júlia está com sete quilos. Ana Sofia com mais de nove.

uana passa as noites na cadeira do hospital zelando pela saúde das filhas. Apesar da gravidade do caso, ninguém perde a esperança.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS