De 31 de Outubro a 1 de Novembro

Feira de ideias abre hoje na Alemanha

A 71.ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA), abre hoje, em Nuremberga, Alemanha.

Feira de ideias abre hoje na Alemanha
D.R
Desde 2009 Angola já conquistou 70 medalhas

A decorrer de 31 de Outubro a 3 de Novembro, Angola vai apresentar projectos maioritariamente ligados à área de informática que visam resolver problemas de saúde, educação e tecnologia.

Esta edição traz duas novidades; avaliação por leitura de códigos de barra e projectos e consultoria grátis em matérias de registo de patentes.

De acordo com o programa a que a Angop teve acesso, para esta edição o júri vai fazer leitura de uma barra de dados para obter toda informação de cada projecto, ao contrário das edições anteriores em que os autores tinham que fazer uma descrição extensa para convencer o júri.

A iENA conta com 800 expositores de 30 países especialistas em registo de patentes, para prestarem consultoria de como proteger os trabalhos uma vez apresentados ao mundo.

Em Angola essa protecção é feita na Direcção do Autor e Conexos, do Ministério da Cultura, caso seja ainda uma ideia, mas se for já protótipo a protecção é feita no Instituto Angolano de Propriedade Industrial (IAPI), do Ministério da Indústria.

Para Angola está protecção tem um tempo de mais ou menos cinco anos, findo os quais a engenhoca cai no domínio público e pode ser fabricado por qualquer pessoa que tenha acesso ao mesmo, daí que os técnicos da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) estarão à disposição dos investidores na ENA.

Angola participa na Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA) desde 2009, tendo já conquistado 70 medalhas, sendo 13 de ouro, 37 de prata e 30 de bronze.

A delegação angolana é integrada por representantes das universidades Agostinho Neto (UAN) e Metodista de Angola (UMA) e a Seaka - Casa de Caminho André Luz - Escola João Henrique Pestalozzi.

Na edição deste ano, a feira vai receber cerca de 800 expositores de 30 países e perto de 13 mil visitantes de 41 países.

A Feira Internacional de Nuremberga, uma das mais antigas do Mundo, impressiona pelo alto nível de invenções e é utilizada por inventores e criadores de muitos países como plataforma de marketing para a apresentação de ideias, protótipos, produtos e serviços.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS