Universidade Mandume Ya Ndemofayo, na Huíla

Faculdade de Medicina realiza décimas jornadas científicas

A Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN) realiza, a 17 e 18 deste mês, no Lubango, Huíla, as décimas jornadas científicas, sob o lema ‘Vivenciar o ensino dinamizando a pesquisa para servir a comunidade com qualidade’.

Faculdade de Medicina realiza décimas jornadas científicas
D.R.
Ana Gerardo, decana da Faculdade de Medicina da UMN

Para a decana da Faculdade da instituição, Ana Gerardo, que espera dos debates ideias e projectos que possam apoiar a criação de um sistema de saúde de qualidade, sustentado pela pesquisa e alicerçado no ensino de excelência, a actividade servirá igualmente para encorajar os estudantes e professores a continuarem a primar pela conhecimento científico, instrumento indispensável para o desenvolvimento do pensamento criativo, da inovação e da capacidade de procurar soluções para os problemas comunitários.

Essas jornadas, ressaltou, são parte da estratégia e visão da instituição e têm ainda o objectivo de fazer com que os estudantes estejam mais engajados nas aulas teóricas e práticas, assim como promover a extensão universitária e investigação científica.

Durante dois dias, mais de 100 participantes, entre angolanos e estrangeiros, vão abordar assuntos ligados à actualização de anti-microbianos – fenómeno da resistência um flagelo do presente, caracterização clínica e metabólica em pacientes com doenças crónicas, análise um estudo sobre a morbimortalidade por infecções respiratórias agudas em crianças menores de um ano na Pediatria do Lubango, entre outros temas.

A formação pedagógica dos novos docentes da faculdade, a pedagogia e didáctica no ensino da medicina e as tendências contemporâneas do ensino da medicina, são outros dos tópicos em abordagem no evento.

Estão matriculados, este ano lectivo, na Faculdade de Medicina da UMN 510 estudantes, cujas aulas são asseguradas por 50 professores.

A formação decorre em seis salas e em seis laboratórios.

A Faculdade de Medicina da UMN entrou em funcionamento a 21 de Abril de 2009.

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS