Brasil

Ex-ministro da saúde declina convite para conselheiro do Ministério

O ex-ministro da Saúde brasileiro Nelson Teich, que renunciou ao cargo há uma semana por divergências com o presidente Jair Bolsonaro, recusou este sábado um convite para regressar ao governo como conselheiro do Ministério.

Ex-ministro da saúde declina convite para conselheiro do Ministério
D.R.
Nelson Teich renunciou ao cargo há uma semana.

 

O médico oncologista anunciou a decisão através das redes sociais, justificando que seria incoerente regressar ao Ministério da Saúde após ter renunciado ao cargo tão recentemente.

"Agradeço ao ministro interino Eduardo Pazuello o convite, mas seria incoerente da minha parte ter deixado o cargo de ministro na semana passada e aceitar o cargo de conselheiro uma semana depois”, escreveu Teich na rede social Twitter.

Numa outra mensagem, Teich referiu que o seu objectivo enquanto ministro foi criar um modelo mais técnico de gestão que permitisse aumentar a eficiência do sistema de saúde.

“Ser mais técnico não significa ter uma conduta médica mais técnica. Isso seria tratar o problema de uma maneira simplista. Uma conduta técnica do sistema de saúde significa uma gestão onde a estratégia, planificação, metas e acções estão baseadas em informações amplas e precisas, acompanhadas continuadamente por indicadores”, escreveu.

Teich foi nomeado ministro da saúde por Bolsonaro a 17 de Abril depois de este ter destituído Luiz Henrique Mandetta, um firme defensor dos períodos de quarentena em época de pandemia por covid-19 uma medida que não agrada ao presidente brasileiro.

O Brasil contabiliza mais de 21.mil mortos e mais de 330.800 contaminados, sendo o segundo pais no mundo com mais infecções, atrás dos Estados Unidos (mais de 1,6 milhões de casos).

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS