Em Actualização

EUA

Engenhos explosivos endereçados a ex-presidentes

Engenhos explosivos endereçados a ex-presidentes
DR

Os Serviços Secretos norte-americanos encontraram dois pacotes com engenhos explosivos no correio endereçado às residências de Hillary e Bill Clinton, em Nova Iorque, e de Barack Obama, em Washington.

Também o edifício da Time Warner, onde se localiza a redação da CNN em Manhattan, foi evacuado depois de um pacote suspeito também ter sido encontrado. Esse pacote foi já retirado do local e estava endereçado a John Brennan, ex-director da CIA.

Os membros das autoridades que retiraram o pacote do interior do edifício tinham factos especiais preparados para enfrentar explosões. O camião onde o engenho foi colocado tinha uma câmara preparada para conter os danos caso ele detonasse.

A bomba está neste momento a caminho do Bronx para ser detonada. Nesse condado de Nova Iorque fica uma língua de terra chamada ‘Rodman’s Neck’, que se prolonga a partir de Long Island Sound. O terço mais a sul dessa língua de terra é usado como campo de tiro pelo Departamento de Polícia de Nova Iorque.

Entretanto, outro pacote suspeito também terá sido encontrado no escritório de Debbie Wasserman Schultz, em Sunrise, na Florida. Não se sabe ainda o que está no interior do pacote dirigido à congressista e antiga presidente do Partido Democrata. E a polícia de San Diego fechou um troço da 6th Avenue por causa de um possível “pacote suspeito” na rua, confirmaram as autoridades através das redes sociais.

Segundo os Serviços Secretos, esses pacotes foram “imediatamente identificados durante a triagem do correio como potenciais engenhos explosivos” e nem Hillary nem Obama chegaram a receber o correio, “nem corriam o risco de o receber”: quando os pacotes foram intercetados, Hillary Clinton estava em campanha pelos democratas na Florida, mas Bill Clinton estaria em casa, localizada nos subúrbios de Nova Iorque, avançou a Associated Press.

Os engenhos encontrados eram de fabrico artesanal, mas funcionais. Na noite do dia 23 de Outubro de 2018, os Serviços Secretos recuperaram um pacote endereçado à antiga primeira dama Hillary Clinton em Westchester County, Nova Iorque. Esta manhã, dia 24 de Outubro de 2018, os Serviços Secretos intercetaram um segundo pacote endereçado ao antigo presidente Barack Obama, em Washington D.C”, anunciaram os Serviços Secretos em comunicado.

Quem estava na região do Time Warner Center recebeu uma mensagem de alerta que notificava sobre a remoção de um dispositivo pelo departamento de explosivos da Polícia de Nova Iorque: “Alerta de emergência. O pacote suspeito na W58 St e 8th Avenue foi removida com segurança pelo Departamento de Explosivos da Polícia de Nova Iorque”, dizia a notificação, confirmando os relatos.

O momento em que o edífico da CNN Nova Iorque foi evacuada

No edifício da CNN, os jornalistas cobriam em directo a informação sobre os pacotes enviados para a antiga secretária de Estado norte-americana e para o antigo presidente dos Estados Unidos quando o alarme do edifício tocou. A redacção tinha de ser evacuada porque as autoridades intercetaram um pacote suspeito. Os mesmos jornalistas que estavam em directo nesse momento, estão agora na rua, ao telefone, a cobrir o acontecimento.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS