“Reconciliação”, elogia a UNITA

Corpo de ‘Ben Ben’ no Bié

O regresso do corpo do general ‘Ben Ben’ a Angola, 20 anos depois de várias tentativas, representa “mais um passo” na remoção dos obstáculos para a reconciliação nacional dos angolanos, afirmou o presidente da UNITA, Isaias Samakuva. O general foi a enterrar com todas as honras militares no passado sábado, no Bié.

Corpo de ‘Ben Ben’ no Bié

Samakuva garantiu, horas antes da chegada dos restos mortais do ex-vice-chefe do Estado Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), Arlindo Chenda Pena ‘Ben Ben’, que o próximo passo será o enterro dos restos mortais de Jonas Savimbi, o que poderá acontecer em 2019.

Um dos irmãos do general, Kassiki Pena, considerou que a transladação dos restos mortais, 20 anos depois, não só corresponde ao pedido da sua mãe endereçado ao Presidente da República, mas representa um verdadeiro gesto de reconciliação nacional.

Nascido no Andulo, a 27 de Novembro de 1955, ‘Ben Ben’ filiou-se à UNITA em 1974, tendo sido secretário da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), em Silva Porto, actual Kuíto, Bié.

Em 1976, incorporou-se nas Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), braço armado da UNITA, onde exerceu várias funções, nomeadamente a de Comandante Político-Militar de várias Regiões Militares chegando a Chefe do Estado Maior General e promovido a general de quatro estrelas.

‘Ben Ben’ participou em várias fases das negociações com o Governo para a conquista da paz, nomeadamente no primeiro encontro exploratório para o cessar-fogo, entre oficiais generais dos dois exércitos, no Moxico.

Em 1997, chefiou a delegação de oficiais das FALA que integraram as Forças Armadas Angolanas. Quando faleceu, desempenhava a função de Chefe de Estado Maior General Adjunto das FAA. Morreu na África do Sul, em circunstâncias consideradas estranhas. Na altura, admitia-se que teria sido envenenado, mas nunca passou de suspeitas.

A família espera que os restos mortais de outros dois irmãos, Lojth Malheiro e Salupeto Pena, este último antigo representante da UNITA na comissão conjunta, sejam igualmente transladados para o Bié.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS