Da distribuidora de alimentos Angoalissar

Coração Azul recebe doação para apoiar famílias carenciadas

O projecto ‘Coração Azul’, vocacionado para o cuidado de crianças e adultos com autismo, recebeu nesta quarta-feira, em Luanda, 50 cestas básicas oferecidas pelo grupo empresarial Angoalissar, para apoiar as famílias mais carenciadas ligadas ao centro.

Coração Azul recebe doação para apoiar famílias carenciadas
Santos Samuesseca

Íris André, directora-adjunta do projecto, mostrou-se satisfeita com a iniciativa da empresa distribuidora de alimentos apelou para mais gestos desta natureza.

“Esta é a primeira vez que a Angoalissar faz doações ao Coração Azul. Só temos de agradecer por este gesto de solidariedade especialmente neste período de confinamento. As famílias estão a passar por muitas dificuldades e toda a ajuda é sempre muito bem-vinda”, afirmou a responsável.

Mohamed Younes, director de logística da Angoalissar, prometeu que a iniciativa não vai ficar por aqui e que esta é a primeira de muitas doações que ainda vão surgir”.

Devido à pandemia da covid 19, as actividades do projecto tiveram de ser interrompidas, situação que tem preocupado os encarregados de educação devido à mudança da rotina das crianças.

A direcção do Coração Azul, entretanto, assegura que já está a preparar um plano para ajudar as famílias a lidar com os pequenos sobretudo os casos mais complexos, com pequenos exercícios domiciliares com vista a diminuir a pressão e o stress que os miúdos têm enfrentado durante este período.

HÁ QUATROS A APOIAR CRIANÇAS ‘ESPECIAIS’

O Coração Azul é um projecto social privado, vocacionado para desenvolver actividades  lúdico-terapêuticas em crianças e jovens com autismo, apoiar famílias e cuidadores, em particular as mães, bem como ajudar a sociedade a conhecer a doença, desmistificar crenças erradas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos afectados.

Fundado em 2016, o centro controla actualmente 14 crianças, entre os seis e os 19 anos.

SINAIS SÃO DESENVOLVIDOS NA INFÂNCIA

O autismo é um transtorno global de desenvolvimento infantil, geralmente diagnosticado entre os dois e três anos de idade, que é caracterizado por problemas na comunicação, socialização e comportamento.

A doença leva a criança a apresentar algumas características específicas, como a dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar no meio de outros e pouco contacto visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás.

No mundo, o autismo afecta, pelo menos, uma em cada 60 crianças. Em Angola, não há ainda estatísticas disponíveis.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS