Torneio Internacional realiza-se em Israel em 2019

Cunene vence 4.ª edição do Concurso Nacional de Física

Derninha Tulitileni e Adriana Chiqueio, ambas de 16 anos, foram as grandes vencedoras da 4.ª edição do Concurso Nacional de Física, após criarem um cofre de madeira cujo funcionamento se baseia na aplicação das leis desta disciplina. Com a vitória, as alunas, que residem e estudam em Ondjiva, Cunene, deverão representar Angola no Torneio Internacional de Física de no primeiro semestre de 2019, a realizar-se em Israel.

Cunene vence 4.ª edição do Concurso Nacional de Física
DR
Ministra da Educação ladeada pelas vencedoras do concurso

Organizado há quatro anos, o Concurso Nacional de Física junta alunos do II ciclo do ensino secundário, desafiando-os a construir um cofre que seja aberto e fechado apenas com recurso a princípios físicos, como o da atracção, da corrente eléctrica ou a famosa ‘Lei de Pascal’. O torneio começa com a fase escolar, em que cada instituição apura os finalistas para a fase provincial, na qual os vencedores obtêm o passe para a disputa nacional, encontrando-se, assim, os representantes do país no torneio mundial. As três primeiras edições nacionais foram vencidas por alunos do Kwanza-Norte (uma vez) e Huíla (duas vezes).

Derninha Tulitileni e Adriana Chiqueio, as vencedoras deste ano, são alunas do Magistério Primário de Ondijava, onde frequentam a 11.º classe de Ciências Físicas e Biológicas e Matemática e Física, respectivamente.

A cerimónia de consagração das duas alunas realizou-se hoje, em Luanda, e foi testemunhada pela ministra da Educação, Cândida Teixeira.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS