Na Itália

Comité Olímpico poderá ser suspenso

O Comité Olímpico Internacional (COI) alertou, esta quarta-feira, o comité italiano para um projecto-lei que poderá colocar em causa a autonomia do organismo e, caso seja aprovado, ditar a exclusão do país das competições olímpicas.

Comité Olímpico poderá ser suspenso
D.R.

Em causa está um artigo do projecto-lei que propõe que o CONI possa ser “reorganizado por decisões unilaterais do governo”.

Numa carta, divulgada na terça-feira pelo jornal ‘Corriere de la Serra’, o COI lembra ao Comité Olímpico Italiano (CONI) lembra que “pertencer ao movimento olímpico exige estar em conformidade com a carta olímpica”.

Em causa está um artigo do projecto-lei que propõe que o CONI possa ser “reorganizado por decisões unilaterais do governo”.

O COI lembra que a Carta Olímpica autoriza o seu Conselho Executivo a tomar as decisões apropriadas, incluindo a suspensão, “para a protecção do movimento olímpico no país de um estado membro”.

Este aviso surge menos de dois meses depois da escolha da candidatura Milão/Cortina d’Ampezzo para a organização dos Jogos Olímpicos de Inverno2026.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS