Inscrições começaram hoje

Associação critica inscrições sem certificados na UAN

O Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) criticou hoje o início das inscrições na Universidade Agostinho Neto (UAN) sem que "muitos estudantes" tenham os respectivos "certificados do ensino médio", receando "actos de corrupção" para o acesso ao documento.

Associação critica inscrições sem certificados na UAN
D.R
Universidade tem 5.310 vagas disponíveis

Os exames na Universidade Agostinho Neto, para o ano académico de 2020, decorrem de 20 a 25 de Janeiro de 2020.

"Começar um processo de inscrição sem que os estudantes do ensino médio tenham acesso aos certificados, isso pressupõe que vamos ter que recorrer à corrupção, há estudantes ou encarregados que vão recorrer a valores avultados para terem os certificados a tempo", afirmou hoje à imprensa o presidente do MEA, Francisco Teixeira.

Segundo o líder associativo, a falta de certificados do ensino médio, um dos requisitos para as inscrições na UAN, poderá dar azo igualmente à "falsificação de documentos para os estudantes poderem estudar".

"Então, olhamos isso com muita preocupação e alguma indignação", disse, pedindo responsabilização das instituições de ensino médio que não emitiram certificados de fim de curso.

A Universidade Agostinho Neto, maior de Angola, tem disponíveis 5.310 vagas para o ano académico de 2020, mais 215 que no ano anterior, e as inscrições que hoje se iniciaram decorrem até 11 de Janeiro.

Entre as 5.310 vagas disponíveis, 4.925 são para os cursos de graduação e as restantes para cursos de bacharelato para formação de professores para o ensino técnico profissional.

Para as inscrições aos 45 cursos ministrados nas nove unidades orgânicas da instituição, o candidato deve pagar 4.000 kwanzas para uma opção ou 6.000 kwanzas para duas.

Francisco Teixeira considerou, por outro lado, "ilegal" a cobrança de emolumentos para as inscrições na UAN, afirmando que, na próxima semana, o MEA e seus parceiros vão promover uma conferência de imprensa para marcar uma posição sobre o assunto.

Os exames na Universidade Agostinho Neto, para o ano académico de 2020, decorrem de 20 a 25 de Janeiro de 2020.

Matemática, Antropologia, Comunicação Social, Ciências da Computação, Engenharia, Gestão e Administração Pública, Direito, Biologia, Filosofia e Economia são alguns dos cursos ministrados pela maior e mais antiga universidade angolana, fundada em 1976.

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS