País totaliza 105 mortes

Angola regista 83 novos casos e mais dois óbitos

Angola registou 83 novos casos de covid-19 e mais dois óbitos, com o país a totalizar 2.415 infecções pelo novo coronavírus e 105 mortes, informaram nesta quinta-feira, as autoridades sanitárias angolanas.

Angola regista 83 novos casos e mais dois óbitos
D.R
Franco Mufinda, secretário de Estado para Saúde Pública.

As mais recentes vítimas mortais são dois cidadãos angolanos, de 47 e 81 anos.

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, sublinhou hoje, no balanço da situação epidemiológica, que o país está numa fase cada vez mais crescente da pandemia de covid-19.

"Os números falam por si", disse Franco Mufinda, realçando que em Agosto está a ser registado o maior número de casos de covid-19 comparativamente aos meses anteriores.

O secretário de Estado para a Saúde Pública explicou que, quando se olha para o mês passado, se registam "cerca de 10 vezes mais" casos que em Julho e oito vezes mais do que em Junho, apelando a que, perante a situação de crescimento, sejam observadas "as medidas de prevenção".

Segundo Franco Mufinda, é na faixa etária entre os 30 e 39 anos que está um terço de todos os casos da doença, sendo que 62% são do sexo masculino.

"Quando se vai a uma análise profunda, observamos que o sexo feminino predomina apenas na faixa etária dos 0 aos 9 anos, de modo que para cima há bastante predominância do sexo masculino, realidade que acaba por trazer a fotografia do que está a acontecer de forma global, olhando para a distribuição do sexo desta doença", disse.

Sobre a situação nas últimas 24 horas, do total de novas infecções uma foi registada em Cabinda e as restantes em Luanda, sendo 60 do sexo masculino e 23 do sexo feminino, com idades que variam dos 4 aos 83 anos.

Também há a realçar que foram consideradas recuperadas 29 pessoas, totalizando agora 975, e 1.335 casos estão ativos, dos quais cinco em estado crítico sob ventilação mecânica invasiva, 17 graves, 32 moderados, 45 leves e 1.250 assintomáticos.

No que se refere à situação laboratorial, nas últimas 24 horas foram processadas cerca de 413 amostras, das quais 83 positivas, e o cumulativo aponta 55.134 amostras processadas, sendo 2.415 positivas.

Relativamente à testagem serológica em massa aos taxistas de Luanda, cujo início estava previsto para sábado, Franco Mufinda disse que, em consenso com a Associação dos Taxistas de Luanda, o processo ficou agendado para 31 deste mês e 2 de Setembro, em locais a indicar pelo Governo de Luanda.

Outros artigos do autor