Empresa actua Gâmbia, RDC, Serra Leoa e Uganda

Africell ganha licença de operadora de telecomunicações

A libanesa Africell Global venceu o concurso público para se tornar a quarta operadora de telecomunicações em Angola, anunciou nesta segunda-feira, em comunicado o Governo.

Africell ganha licença de operadora de telecomunicações
D.R

A fase de candidaturas decorreu entre 30 de Setembro de 2019 e 22 de Janeiro de 2020, na qual adquiriram peças do concurso três empresas (Africell, MTN da África do Sul e BAI Investimentos de Angola).

A empresa libanesa foi selecionada, em Março, para apresentar uma proposta depois de ter sido a única empresa a formalizar uma candidatura ao concurso.

O Governo, através do grupo de trabalho interministerial, "considerando as observações levantadas pela comissão de avaliação no relatório de adjudicação", informou que "a candidatura da empresa Africell Global Holding Ltd é a vencedora do concurso público para a atribuição do 4.º Título Global Unificado (TGU) para prestação de serviço público de comunicações electrónicas".

A fase de candidaturas decorreu entre 30 de Setembro de 2019 e 22 de Janeiro de 2020, na qual adquiriram peças do concurso três empresas (Africell, MTN da África do Sul e BAI Investimentos de Angola).

A fase subsequente, de apresentação de proposta técnica e financeira da única candidata, decorreu no período de 2 de Março a 4 de Maio de 2020.

"A comissão de avaliação concluiu que a proposta da Africell respondeu de modo satisfatório às exigências das peças do procedimento, assim como aos interesses do Estado, prevendo-se que trará benefícios transversais a todos os sectores económicos do país, bem como para a população de forma geral", referiu o comunicado.

A nota acrescentou que a proposta também "será fator relevante de projeção internacional e de contínua captação de relevantes investimentos estrangeiros direto para Angola".

Após a conclusão da negociação e provimento dos termos finais estabelecidos será concedida à Africell a licença TGU, para operar em território nacional e celebrará com o Instituto Angolano das Comunicações (Inacom) o respetivo contrato de concessão.

A Africell é uma operadora internacional, com 18 anos de actividade no sector das telecomunicações, disponibilizando serviços móveis, de Internet, televisão por subscrição e 'mobile money'(dinheiro digital) a mais de 12 milhões de clientes.

A empresa está já presente em quatro países africanos: Gâmbia, República Democrática do Congo, Serra Leoa e Uganda.

Em reação à decisão presidencial, a Telstar garantiu ter cumprido "de forma escrupulosa" o concurso público do qual foi declarada vencedora, referindo que foi "com total surpresa" que tomou conhecimento da anulação do concurso.

 

Outros artigos do autor