Torneio internacional ocorre em Israel

Aberto concurso nacional de Física

O Ministério da Educação lançou, quarta-feira, no Sumbe, Kwanza-Sul, a 5.ª edição do Concurso Nacional de Física, que visa apurar cinco melhores alunos para o Torneio Shalievieth, a realizar-se em 2020, em Israel.

Aberto concurso nacional de Física
D.R.

O concorrente de Angola para o Concurso Internacional de Física, a realizar-se entre Março e Abril do próximo ano.

 

O concurso de nível nacional, segundo o director Nacional para o Ensino Geral, Gabriel Boaventura,  consiste em aplicar as leis da física, na qual os estudantes são obrigados usar a codificação de chaves para cofres, cujo rigor versa em dificultar, ao máximo, a abertura por estranhos.

O Concurso Nacional obedece a três fases, em que não existem limitações no número de concorrentes do II ciclo do Ensino Secundário, que devem dominar a Física e o Inglês.

Na primeira fase, as escolas competem entre si, apurando os representantes à segunda fase, a provincial, e à terceira, que será nacional, em que será apurado o concorrente de Angola para o Concurso Internacional de Física,  a realizar-se entre Março e Abril do próximo ano.

Gabriel Alexandre Boaventura disse que o concurso se enquadra na Lei de Base do Sistema de Educação e foi instituído para promover o intercâmbio entre os alunos e professores.

Apelou às coordenações de Física a empenharem-se para o envolvimento do maior número possível de estudantes com vista ao sucesso nas fases que antecedem à nacional.

Angola já participou em quatro torneios em Israel e, em 2018, foi representado pelo Cunene, Cabinda e pelo Kwanza-Norte.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS